top of page
AMDC_logo-3.png
SOBRE NÓS

Tatiana Altberg

concepção e curadoria

Artista visual com experiência em projetos ligados à fotografia, design e educação. Em 2003 criou o projeto Mão na Lata, em parceria com a Redes da Maré. Atualmente cursa mestrado em Artes na UERJ. Publicou o livro Quem eu acordei hoje, resultado de uma Residência Artística realizada na Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, à convite do Instituto República. Foi selecionada pelo Rumos do Instituto Itaú Cultural com o projeto Retrato Falado. Publicou o livro Sí Por Cuba, pela Cosac Naify.

Redes da Maré

Organização da sociedade civil que produz conhecimento, elabora projetos e ações para garantir políticas públicas efetivas que melhorem a vida dos moradores das 16 favelas da Maré, maior conjunto de favelas da cidade do Rio de Janeiro pela sua população de cerca de 140.000 habitantes. A Redes atua em quatro eixos considerados estruturantes para melhoria da qualidade de vida e garantia de direitos da população da Maré; Desenvolvimento Territorial, Educação, Arte e Cultura Memória e Identidades eDireito à Segurança Pública e Acesso à justiça. 

www.redesdamare.org.br

Construindo Pontes

A Maré de Casa faz parte de um processo de criação colaborativa, como parte da pesquisa internacional Construindo Pontes, que busca estudar os níveis de bem-estar e saúde mental de residentes do Complexo da Maré. A pesquisa é liderada pela Redes da Maré, People's Palace Projects, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Queen Mary University of London e NECCULT, com o apoio do Conselho de Pesquisa em Artes e Humanidade e Conselho de Pesquisa em Economia e Social do Reino Unido.

Raquel Tamaio

edição de textos e comunicação 

Pesquisadora, editora e produtora. Tem mestrado em Artes Cênicas pela Unirio. Atualmente é doutoranda pelo programa de Literatura, Cultura e Contemporaneidades pela PUC-Rio. Produtora do projeto Mão na Lata e co-autora do projeto Retrato Falado em parceria com Tatiana Altberg. É editora da revista Ensaia, publicação de experimentos textuais, visuais, sonoros, dramatúrgicos, performáticos, teórico-críticos e traduções. 

www.revistaensaia.com

People's Palace Projects

ONG internacional que desenvolve projetos e programas em artes para a justiça social, liderada pelo professor Paul Heritage. A ONG tem sede no Departamento de Teatro da Queen Mary, Universidade de Londres e tem como foco pesquisa em direitos humanos e comunidades periféricas ou em situação de  vulnerabilidade, atuando na América Latina e Reino Unido.

 

Mão na Lata

Conjunto de ações que desenvolve, em parceria com a Redes da Maré, projetos investigativos de criação coletiva, utilizando a fotografia e o texto para construir narrativas autobiográficas e ficcionais. Ao longo dos seus dezessete anos de atividades o Mão na Lata participou de diversas exposições, individuais e coletivas, oficinas, seminários, publicou dois livros, produziu vídeos, e estabeleceu diversas parcerias como o Instituto Moreira Salles, Museu de Arte do Rio - MAR, MAM- São Paulo, entre outros.

bottom of page